5 brincadeiras com água para os bebês

Bebês são apaixonados por água, isso é fato. Não apenas por sua familiaridade com o ambiente uterino, mas também por conta dos efeito calmante que ela proporciona, além de ser um dos materiais mais interessantes para serem explorados!

Dê para uma criança um balde, uma bacia ou uma torneira aberta e tenha a garantia de muitos minutos de diversão!

Brincadeiras com água são ótimas para aqueles dias quentes em que dá preguiça até de sair de casa para ir na piscina ou na praia. A melhor parte da brincadeira é que dá para se refrescar sem precisar sair de casa!

Sem ideias? Então confere essas dicas, coloca uma fresquinha no bebê e mãos à obra!

1. Água e algodão

Encha uma bacia com água e convide o bebê para jogar bolas de algodão dentro. Depois, incentive-o a buscar uma por uma. Aos poucos ela vai descobrindo outras formas de experimentar essa brincadeira. Veja só:

2. Encontre o brinquedo

Parecido com a brincadeira acima, nessa você coloca diversos brinquedos dentro da água e estimula o bebê a descobri-los. Quanto mais coloridos, melhor. Dependendo da idade do pequeno, você pode pedir para que ele encontre brinquedos específicos. Deixe-o explorar a bacia, esparramar a água e se divertir a beça com as novas sensações.

3. Potes grandes e pequenos

Coloque o bebê dentro de uma piscininha ou banheira e dê a ele potes de vários tamanhos para que ele encha e esvazie. Acredite, ele ficará bons momentos concentrado nessa função.

4. Bolha de sabão caseira

Para a mistura, junte duas xícaras de água, meia xícara de detergente e quatro colheres de chá de açúcar refinado (ele é dispensável, mas garante que as bolhas fiquem mais espessas). Se você não tiver à mão um aro para fazer as bolhas, uma cebolinha dessas de tempero pode quebrar o galho! Para isso, basta fazer pequenos rasgos na ponta da cebolinha, à medida que você for mergulhando ela na mistura e soprando para fazer as bolhas, as pontas irão se enrolar e formar uma espécie de flor. Pergunte para os avós do bebê: eles certamente brincaram disso na infância!

5. Gelo e água quente

Essa é uma brincadeira super sensorial, que vai ensinar para o bebê a diferença entre o frio e o quente. Primeiro entregue para o bebê um cubo de gelo (tenha certeza de que o gelo não vai grudar nos seus dedinhos) e incentive-o a tocar, acariciar, levar à boca. Você pode colocar o gelo em uma tigela grande e deixá-lo brincar ali até que derreta. Depois, alterne para um recipiente com água quentinha e coloque alguns brinquedos dentro. Mostre para ele a diferença entre as duas temperaturas.

 

Que tal essas dicas? Para nós, adultos, parecem atividades simples. Mas para os bebês elas são uma rica fonte de estímulos, aprendizados, sensações e muita diversão!

 

Fontes: Tempo Junto, The Imagination Tree, Fun at Home with Kids