Assaduras: veja como cuidar de sua fralda enquanto cuida da pele do bebê

O assunto de hoje aqui no blog é sobre assaduras e fungos. A saúde do bebê é sempre um assunto que deixa a família preocupada e logo surgem as dúvidas do que fazer para evitar que algo indesejado aconteça. Não queremos - e nem devemos - passar receitas médicas, mas podemos ensinar o que fazer com a fralda do bebê quando ele fica com assadura, seja por fungo ou qualquer outra coisa.

As fraldas de pano modernas são recomendadas para o tratamento de assaduras causadas pelas descartáveis, pois reduzem a incidência do problema por conta do tecido, que deixa a pele respirar melhor. Mas caso a assadura seja muito recorrente é importante consultar um profissional da saúde.

Se a assadura for causada por fungo é necessário suspender o uso da fralda de pano durante o tratamento. Isso para que o fungo não passe para a fralda novamente e também porque as pomadas podem danificar o tecido interno da fralda ecológica.

É importante ressaltar que a fralda de pano não causa fungo. É algo normal, que pode acontecer tanto em bebês que usam fraldas descartáveis, quanto nos que usam de pano.

A farmacêutica bioquímica e fitoaromaterapeuta Lisiê Silva Dalsasso Joaquim já escreveu no blog sobre macrobiota e assaduras. Você acessar o link e ter mais informações aqui:
https://www.noseodavi.com/blog/assadura-bebe/

"Meu bebê está com fungo e iniciei o tratamento. O que fazer com as fraldas de pano enquanto isso?"

É necessário que você lave bem todas as fraldas. Pode acrescentar três gotas de óleo essencial de Melaleuca, dissolvidos em água, na máquina de lavar. O óleo de Melaleuca, além de bactericida, é um excelente fungicida. Também ferva os absorventes e seque ao sol. As capas deixe secando na sombra, para não danificar o impermeável.

Você pode ler mais sobre o uso dos óleos essenciais nas fraldas ecológicas, neste post aqui.