Oito motivos para levar as crianças para a cozinha

Por Denise Ferreira

Foi-se o tempo em que brincar de comidinha se resumia a ter algumas panelinhas de plástico, misturar folhas com água ou modelar comidinhas com a massinha. Criança gosta mesmo é de colocar a mão na massa pra valer, e você tem vários motivos para estimular essa atividade!

 

Quando uma criança participa da produção de um prato, ela aprende muitas coisas. Estudos mostram que envolver-se na escolha do cardápio, compra dos ingredientes e preparo da receita é a melhor forma de fazer com que uma criança se alimente bem.

 

Benefícios de levar a criança para a cozinha

 

Mas não é só na alimentação que a criança sai ganhando. Veja alguns motivos para levar a criança para a cozinha hoje mesmo:

  1. Desenvolve noções de matemática: desde muito pequena, a criança já pode contar ingredientes, conhecer quantidades, formas e volumes.
  2. Práticas de higiene: lavar as mãos, higienizar legumes e frutas, lavar utensílios ensinam muito sobre a importância da higiene para a saúde.
  3. Estimula o trabalho em equipe: o pequeno aprende sobre dividir tarefas e assumir responsabilidades, além de perceber a importância de cada um no conjunto da obra.
  4. Desvenda culturas: enquanto cozinham, vocês podem conversar sobre a origem daquele ingrediente, a história das receitas, as diferenças regionais e muito mais!
  5. Desenvolve a coordenação: o bebê pode simplesmente segurar dois ou três ingredientes. À medida que cresce, o pequeno já consegue separar itens, misturar com a mão, até mesmo cortar utilizando uma faca (sob supervisão!).
  6. Ensina pelo exemplo: quando você mostra suas preferências, a criança tende a imitar. Escolher bem o que será preparado faz parte do processo de aprendizagem.
  7. Estimula a variedade: a criança vai querer experimentar cada vez mais combinações diferentes, o que contribui para uma alimentação variada e mais saudável.
  8. Ensina paciência: preparando sua própria comida, a criança vai entender que cada coisa tem seu tempo, e que é necessário esperar para alcançar o que ela deseja.

 

A gente acredita que todo mundo só tem a ganhar quando adultos e crianças compartilham momentos como esse no dia a dia. Por isso, criamos o Kit Criança na Cozinha, para estimular ainda mais essa brincadeira. Nosso kit vem ainda com livro de receitas pensadas especialmente para esse momento, elaboradas pela nutricionista Ana Rubik.

 

Selecionamos uma das receitas para você começar. Depois conte pra gente como foi a experiência!

 

Biscoitos de Gengibre e Gotas de Chocolate

 

  • 4 colheres (sopa) de manteiga amolecida
  • 3/4 xícara de açúcar mascavo
  • 1 gema de ovo
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de gengibre ralado
  • 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • Opcionais: 1 pitada de sal e 1 pitada de canela
  • Gotas de chocolate amargo (acima de 50%)

Pré-aqueça o forno em 160 graus.

Bata a margarina,  açúcar mascavo, a gema de ovo e o mel juntos numa vasilha até ficar uma mistura leve e de cor mais clara. Acrescente os ingredientes secos e misture até ficar macio.

Coloque  a massa em colheradas pequenas numa forma antiaderente (deixando espaços entre cada um), finalize com as gotas de chocolate por cima e leve ao forno por 14 a 16 minutos, até as bordas ficarem douradas.

Eles ficarão crocantes quando esfriarem, mas se preferir mais macios, asse por 3 minutos a menos.

>>Os cookies podem ser congelados por até 1 mês.