Dicas para o dia a dia com fraldas ecológicas

Quando a gente começa a utilizar as fraldas de pano, logo percebe que não é um bicho de sete cabeças.

A rotina básica é: trocar o bebê >armazenar a fralda em um balde > colocar para lavar > estender > recolher >usar novamente no bebê.

Simples assim!

E com a prática a gente começa a aprender alguns macetes que vão facilitando a nossa vida. Veja alguns:

  1. Lenço umedecido lavado vira 'liner'

O liner é um paninho que fica entre o bumbum do bebê e a fralda. Ele serve para segurar o cocô e torna mais fácil a limpeza da fralda: você só precisa jogar o liner fora e a fralda fica quase limpa. Os liners são vendidos em diversos sites por aí, mas a boa notícia é que você pode reutilizar os lenços umedecidos, lavando-os junto com as fraldas. Depois, é só colocar sobre o absorvente antes de fechar a fralda. Essa técnica também é útil quando você precisa passar pomada no bumbum do bebê, assim esse paninho protege a fralda e você pode usar qualquer tipo de pomada.

2. Borrifador para higiene do bebê

Se você não é lá muito fã dos lenços umedecidos(por toda a química que carregam, ou por ser sintético), uma alternativa é o algodão com água. Mas para sair por aí, como fazer? Então você pode levar na bolda do bebê um pequeno borrifador com água. Na hora da troca, é só umedecer o algodão e pronto!

3. Ou então um frasco de aplicador de acetona como esse:

4. Otimizar o varal prendendo uma fralda na outra. Dessa forma:

5. Ou então utilizar um desses varais para peças miúdas:

6. E se a fralda estava secando no varal, e começou a chover? Simples: ligue um ventilador direto nas fraldinhas!

7. Por último mas não menos importante, não vamos esquecer do poder do sol!! A fralda ou o absorvente sairam manchados da máquina? Coloque para secar no sol. Ele faz mágica! (e vale também para a luz do sol na janela, se o dia estiver chuvoso ou nublado)

Gostou das dicas? Tem mais alguma para compartilhar com a gente?