Fraldas ecológicas x fraldas descartáveis: onde está o maior consumo de água?

Quando falamos em fraldas ecológicas, um questionamento muito comum que recebemos é: mas você não vai utilizar muita água para lavar as fraldas? Será que compensa?

 

Em primeiro lugar todo o processo de higienização das fraldas ecológicas é pensando para se adequar à rotina de cuidados com o vestuário do bebê, ou seja, com o hábito e uma organização mínima muito pouco do que você já faz lavando as roupas do seu bebê será acrescentado com a lavagem das fraldas. Elas podem ser lavadas juntamente com as demais peças e isso significa um aumento da quantidade de água, mas em números muito baixos.

 

Para entender melhor, o impacto do consumo de água no dia a dia, em relação a quem não utiliza as fraldas ecológicas, uma pesquisa informal nos grupos de usuárias de fraldas de pano no Facebook revela um acréscimo de 0 a 10% na conta de água após o início do uso das fraldas.

 

Por outro lado a produção de fraldas descartáveis abrange processos de fabricação tanto de derivados de celulose quanto de produtos têxteis e derivados de petróleo, já que elas são compostas de celulose, polipropileno, gel absorvente, fitas adesivas, poliéster, entre outros materiais. Uma pesquisa publicada em 2017 pela Agência Nacional de Águas (ANA)* mostra que a  fabricação de celulose e outras pastas para fabricação de papel está entre os cinco processos industriais que mais demandam uso de água.

 

Integram este grupo a fabricação e refino de açúcar, a fabricação de biocombustíveis, a fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel, o abate e fabricação de produtos de carne e a siderurgia  - juntos eles representam 65% do consumo total de água pela indústria.

Você pode estar se perguntando “mas e a indústria têxtil, também não é responsável pelo consumo de água?”

 

Ainda de acordo com a pesquisa da ANA, a fabricação de produtos têxteis consome 1/5 da quantidade de água necessária para a produção de celulose e outras pastas para fabricação de papel, e 1/6 da quantidade necessária para a produção de derivados do petróleo.

Por isso, podemos dizer que o processo industrial para a produção de insumos para fraldas de pano requer muito menos consumo de água do que o necessário para produção dos insumos e das próprias fraldas descartáveis.

Ou seja, se formos pensar de maneira global, o impacto das fraldas descartáveis no meio ambiente é de maneira geral muito mais “caro” do que o impacto financeiro causado pela lavagem das fraldas ecológicas no cotidiano.

É claro que precisamos nos preocupar no dia a dia com o consumo doméstico de água. Mas se formos analisar o consumo de água no mundo, veremos que outras atividades têm um peso muito maior na utilização deste recurso: em primeiro lugar está a agropecuária, com 70% do consumo de água, a seguir vem a indústria com 22% e somente em terceiro lugar está o uso doméstico, com 8%*. 

Conseguimos ver aí que o vilão no uso de água no mundo não é o nosso consumo diário, mas sim o processo para a produção de alimentos e insumos pela agropecuária e pela indústria. Na indústria, a água exerce diversas funções no processo produtivo: como matéria-prima e reagentes, como solvente de substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, na lavagem e retenção de materiais em misturas, como veículo de suspensão e em operações envolvendo transmissão de calor.

Veja a diferença no gráfico:

 

 

Com todas as informações, é nossa vez de perguntar: será que compensa continuar utilizando fraldas descartáveis?

Quer conhecer todas as opções e facilidades das novas fraldas ecológicas? Acesse a nossa loja: https://www.noseodavi.com/nova-fralda-ecologica/c

 

*Fontes:

“Água na Indústria: Uso e Coeficientes Técnicos” – Agência Nacional de Águas 2017

"Atividades que mais consomem água" - Por Rodolfo Alves Pena - Brasil Escola

 

Links de referência:

https://www.fazforte.com.br/blog/industria-e-uma-das-vilas-no-desperdicio-de-agua/

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/3831-fralda-higiene-infantil-geriatrica-origem-modelos-descartavel-lavavel-pano-absorvente-impactos-saude-contato-pele-dermatite-alergia-problemas-meio-ambiente-poluicao-tempo-decomposicao-residuo-lixao-aterro-sanitario-alternativas.html

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/noticias/estudo-da-agencia-nacional-de-aguas-aborda-uso-da-agua-no-setor-industrial

https://drive.google.com/file/d/0B3aE-dABPLJ8QmQyeTlnNnhxNDQ/view

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/atividades-que-mais-consomem-agua.htm

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/materia-prima-das-fraldas-descartaveis/20526

 

*Por: Denise Ferreira

 

Saiba mais sobre como otimizar a lavagem das fradas ecológicas no vídeo: