FAQ Nós e o Davi: Como lavar as fraldas de pano modernas

Preciso lavar a fralda de pano moderna antes de usar pela primeira vez?

Os tecidos usados na fabricação das fraldas Nós e o Davi vêm com uma goma impermeável que pode resultar em
vazamentos nas primeiras utilizações. Por isso, pode ser que você precise de umas cinco lavagens para que a fralda comece a ter o desempenho desejado.

Como devo lavar fraldas de pano novas?

Quando a fralda ainda não foi utilizada, basta colocar na máquina de lavar com pouco sabão. O ideal é utilizar detergente, sabão de coco em pó ou sabão biodegradável, e uma colher apenas basta. Algumas pessoas utilizam também 2 a 3 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree). Utilize ciclos longos de lavagem, ou aqueles com duplo enxágue, se houver, para garantir uma limpeza profunda.

Como devo lavar fraldas de pano usadas?

A fralda usada pode ser armazenada em um balde seco, de preferência com tampa (é opcional). Cada tipo de fralda tem um processo simples:

Fraldas de xixi podem ir direto para o balde.

Fraldas de cocô líquido, é legal passar uma água antes (o cocô de leite materno pode ir direto para a máquina).

Cocô consistente deve ser jogado na privada antes de a fralda ser armazenada no balde.

Você pode colocar as fraldas para lavar quando acumular uma quantidade suficiente, que pelo menos seja a capacidade mínima de sua máquina de lavar. O processo de lavagem é idêntico ao das fraldas novas:

Basta colocar na máquina de lavar com pouco sabão. O ideal é utilizar detergente, sabão de coco em pó ou sabão
biodegradável, e uma colher apenas basta. Utilize ciclos longos de lavagem, ou aqueles com duplo enxágue, se houver, para garantir uma limpeza profunda.

Posso deixar a fralda de molho?

Sim, mas é importante trocar a água diariamente. O molho pode ser somente com água, ou sabão de coco. Qualquer outro produto deve ser evitado.

Que tipo de sabão posso utilizar para lavar as fraldas de pano modernas?

Sabão de coco em pó, detergente, sabão em pó biodegradável (uma colher de sopa rasa é suficiente).
Algumas pessoas utilizam também óleo essencial de melaleuca (2 a 3 gotas). O bicarbonato de sódio pode ser utilizado junto com o sabão também.

Uma nova vertente de usuários das fraldas de pano recomenda o uso de sabão líquido (OMO e Ariel), desde que na
quantidade recomendada pelo fabricante. Nessa quantidade, o sabão não provoca impermeabilização.

Posso utilizar amaciante?

Não. O amaciante fica impregnado nas fibras dos tecidos e impermeabiliza a fralda (causando vazamentos e inviabilizando o uso).

As fraldas saíram manchadas da máquina, e agora?

A resposta é simples e mágica: Sol. A luz do Sol tem uma capacidade incrível de tirar manchas de qualquer roupa, acredite! A cada vez que você deixar as fraldinhas no Sol, mais branquinhas elas vão ficando.

Caso você more em apartamento e não tenha muitas oportunidades de colocar as fraldas no Sol, você pode tirar as manchas com Vanish ou similares.

Meus dois filhos usam fraldas de pano modernas. Posso lavar suas fraldas juntas?

Isso vai depender da dinâmica da sua família. Se você tem o costume de lavar as roupas separadamente, separe as fraldas também. Caso contrário, não tem problema nenhum lavar todas juntas.

A não ser que um dos irmãos apresente algum fungo na região genital e do bumbum. Nesse caso, é melhor esperar até que ele melhore para voltar a lavar tudo junto.

Meu bebê pegou fungo. Devo fazer algo especial com as fraldas?

Sim. Lave as fraldas com água quente (até 40ºC ou água do chuveiro). E ferva os absorventes utilizando uma panela. Você só via precisar fazer isso uma vez. Lembrando que as fraldas de pano são as mais indicadas para utilizar durante o tratamento por fungos, pois permitem que a pele respire melhor. O ideal é que as trocas sejam mais frequentes nesse período.

Posso passar sabão de coco e coloca na máquina?

A lavagem das fraldas de pano modernas tem dois segredos: pouco sabão e muitos enxágues. Você pode usar um pouco de sabão de coco em pó (1 colher rasa no máximo) na máquina com um ciclo longo (duplo enxágue, se houver). Só não recomendamos esfregar o sabão em barra, pois isso pode impermeabilizar a fralda (e provocar vazamentos).

Esfreguei sabão de coco direto na fralda e ela impermeabilizou (não absorve mais o xixi e provoca vazamentos). Tem algo que eu possa fazer para que ela volte ao normal?

Tem sim, fique tranquila(o)! Lave com água quente (de chuveiro, não fervendo) e a seguir coloque na máquina somente com água em um ciclo longo. Outra opção é lavar com uma colher de sopa bicarbonato de sódio para uma máquina cheia. Ou ainda utilizar uma colher de detergente e muitos enxágues na máquina.

Tenho o costume de usar álcool na lavagem de roupas, posso fazer o mesmo com as fraldas Nós e o Davi?

Sim.

Posso utilizar água quente para lavar as fraldas?

A temperatura da água pode ser até 40ºC. Mais do que isso pode danificar o tecido impermeável da fralda. O mesmo se aplica aos absorventes. Nunca deve-se utilizar água fervendo. A temperatura deve ser similar à água quente de um banho, por exemplo.

Posso colocar para secar na lava-e-seca/secadora de roupas?

Não. As fraldas de pano Nós e o Davi não podem ser colocadas na máquina para secar. Isso danifica os tecidos de sua composição. Somente os absorventes podem ser secos na máquina.

Mesmo seguindo todos os passos, a fralda tem apresentado um cheiro forte de amônia logo no primeiro xixi. O que posso fazer?

Se a fralda estiver sendo bem lavada, o correto é que não apresente nenhum cheiro forte durante o uso. Pode ser que a água de sua região não esteja permitindo que a fralda seja bem lavada e livre de resíduos. Se for o caso, verifique o tipo de água da sua residência, se a água for do tipo “dura” (tiver muitos minerais presentes), você precisa colocar mais sabão. Se for do tipo “mole” (poucos minerais), diminua a quantidade de sabão. Se mesmo assim continuar, experimente mudar o sabão.

Ouvi falar em um tal de stripping, o que é?

Se a fralda começar a vazar, diminuir a absorção ou estiver com cheiro ruim mesmo depois de lavada, você pode fazer o que chamamos stripping (em português, descascar): lavar a fralda sem sabão cinco vezes seguidas (secando entre elas), com água quente. Algumas máquinas têm a opção de água quente, e para aquelas que não têm, pode-se acrescentar água morna durante a lavagem. Mas atenção, as fraldas não podem ser fervidas, ok?

Ficou com alguma dúvida que não respondemos aqui? Deixe nos comentários!