Fraldas de Pano: dia a dia

Antes de mergulhar no mundo das fraldas de pano sempre imaginei que fosse algo extremamente trabalhoso e complexo. No início foi mesmo um pouco complicado, só que logo ficou tão simples quanto a fralda descartável. Resolvi então compartilhar os esquemas que uso/usei para mostrar que não é um bicho de 7 cabeças.

1 Fralda: 
Assim que eu comecei eu só tinha 1 fraldinha então me organizava para que pudesse usá-la todos os dias, até porque quanto mais se usa mais pega o jeito.
Eu colocava logo pela manhã como pocket (dentro do bolso) e deixava umas 3-4 horas. Assim que eu tirava eu lavava (na mão mesmo, já que era só uma) assim teria bastante tempo para secar. No dia seguinte eu repetia o esquema.
Na época eu não sabia que existia mas hoje se eu fosse comprar apenas uma para teste compraria junto um suporte (da foto ao lado) que prolonga o uso da fralda. Ao invés de colocar o absorvente dentro do bolso, coloca-se nesse suporte assim dá para reaproveitar a mesma fralda durante o dia. Uso desse jeito com o Davi até hoje e é um dos meus favoritos.

2 a 6 Fraldas: Com essas quantidades dava para ficar durante o dia já só com fraldas de pano, usando com suporte (no caso de 2) ou mesmo dentro do pocket (para 6). Só depende da idade do bebê (os novinhos fazem cocô mais de uma vez por dia), lavando todo dia a noite e colocando para secar no mesmo dia. Se o clima estiver bom pela manhã já dá pra usar as fraldinhas. As vezes se não secava na primeira troca do dia eu colocava descartável e depois ia para fralda de pano nas demais trocas. A noite eu ainda usava fralda descartável.

+ de 10 Fraldas: Hoje com o Davi eu uso em média 4 a 5 fraldas durante o dia, tendo 1 dia e meio já tem como ficar tranquila com relação a lavagem e dá para usar com segurança durante todo o dia fraldas de pano. Lavando todas as noites, pendurando e dá para recolher e montar durante o dia seguinte. Dentre essas eu tenho 2 noturnas e assim consegui ficar 100% com fraldas de pano, lavando diariamente.

+ de 20 Fraldas: Quanto mais fraldinhas melhor né? Agora meu estoque está mais ou menos assim, a logística melhora, porque eu lavo um dia sim e outro não. Tenho mais tempo pra secar e troco com uma frequência de no máximo 3 horas (que é o ideal). E é muito raro eu precisar recorrer a fralda descartável.

Espero que ajude, qualquer dúvida/sugestão deixem nos comentários (que são sempre bem vindos).
Tô preparando já uma postagem só sobre lavagem e o polêmico cocô.