Lixo: qual o impacto ambiental das fraldas do bebê?

"Mas essas fraldas não são muito volumosas no bebê?"
Essa é uma pergunta que ouvimos frequentemente quando o assunto é fralda de pano moderna.
É, não vamos mentir. As fraldas de pano modernas são realmente mais volumosas do que as fraldas descartáveis. É assim que elas permitem uma boa absorção, durabilidade e ainda conforto para nossos pequenos.
 
E isso incomoda? Depende.
Se você for comparar com a quantidade de lixo causado pela fralda descartável, um volume um pouco maior no bumbum do neném vai deixar de ser um problema.
 
Lembre-se: todos os dias um bebê usa entre 6 e 10 fraldas. São 6 a 10 volumes que são jogados no lixo DIARIAMENTE, vão para nossos aterros e levarão centenas de anos para se decompor.

Produção de lixo em um ano

Em um ano, um bebê utiliza cerca de 3.800 fraldas descartáveis, enquanto para um enxoval completo de fraldas de pano modernas, são necessárias apenas 24 unidades. Um voluminho a mais no bumbum do neném, que vai ser utilizado e reutilizado incontáveis vezes até que perca sua vida útil. Depois disso, ela pode até ir para o lixo, mas levará cerca de seis meses para se decompor.
banner-web-consumo

E quanto à água e luz?

Você pode estar pensando que para lavar as fraldas de pano modernas acabamos gastando mais com água e luz. Mas a verdade é que os recursos naturais necessários para a produção das fraldas descartáveis são muito mais danosos para o meio ambiente do que a água e a energia necessários para lavar as fraldas de pano.
Por exemplo, você sabia que em todo o mundo são utilizadas um bilhão de árvores por ano para suprir a indústria de fraldas descartáveis?
árvores-fraldas-descartáveis
 
E então, qual volume você escolhe?

Que tal começar conhecendo as fraldas de pano Nós e o Davi?