Oito dicas para uma festa infantil ecológica

*por Denise Ferreira

Que tal reduzir a pegada ecológica de seus filhos com festas de aniversário menos consumistas? Substituir a decoração por itens sustentáveis e muito charmosos, diminuir o uso de descartáveis e fazer uma festa ao ar livre são algumas das formas de promover uma festa infantil ecológica. Confira essas e outras dicas.

1. Procure um local ao ar livre: um parque, um clube, um quintal. Assim você aproveita a luz do dia e reduz o consumo de energia elétrica. Além disso, esses espaços oferecem infinitas possibilidades para a diversão dos pequenos, sem apelar para brinquedos eletrônicos ou vídeo games.

2. Copos e pratos reaproveitáveis: nem sempre dá para colocar nossos copos de vidro e pratos à disposição dos convidados, especialmente se a festa for em um local ao ar livre. Mas você pode utilizar copos e pratos de plástico resistente, que possam ser lavados e aproveitados em outras ocasiões.

3. Adote um copo: incentive seus convidados a utilizarem um único copo durante a festa. Uma forma simpática de fazê-lo é oferecer etiquetas e canetas para que eles sejam identificados. Assim, cada convidado cuida do seu copo ao longo da festa.

4. Evite os balões: balão, bola de soprar, bexiga… o nome varia de norte a sul do Brasil, mas uma coisa não muda: após a festa eles perdem totalmente a utilidade e invariavelmente vão parar no aterro sanitário.  Existem alternativas lindas ao balão, que podem ser reaproveitadas após a festa ou até recicladas: pompom de papel de seda, discos de papel cartão ou cartolina, novelos de lã ou corda, bastidores coloridos, lanternas de papel…

5. Atenção para a comida: alimentação saudável é uma forma de cuidar do meio ambiente. Que tal oferecer deliciosos espetinhos de frutas aos seus convidados? Ou então, legumes cozidos com opções variadas de molhos? Tanto um quanto o outro evitam o uso e o desperdício de talheres e guardanapos.

6. Suqueiras: uma forma saudável, prática e muito charmosa de oferecer bebidas aos convidados. São recipientes de plástico ou de vidro com uma torneirinha que permite a utilização tanto por adultos como por crianças. Assim, reduzimos a produção de lixo com as garrafas não-retornáveis de refrigerante e as caixinhas de suco. Dentro das suqueiras podem ir sucos naturais, chás gelados ou água saborizada.

7. Painel: nas festas infantis é muito comum a decoração incluir um painel, normalmente de balões, atrás da mesa do bolo. Os balões podem ser lindamente substituídos por faixas de papel crepom ou fitas de cetim, malhas ou elementos da decoração em papel ou EVA.

8. Decoração: esqueça os materiais prontos. Caixas de feira, papelão, rolo de papel higiênico, caixas de leite ou suco, pratinhos descartáveis e outros materiais que iriam para o lixo são grandes aliados na hora de decorar a festa. Basta um novo olhar sobre eles e deixar a criatividade fluir.

Confira algumas ideias legais na nossa galeria de fotos:

Você já conseguiu colocar em prática alguma atitude sustentável na hora de promover sua festa? Conte para a gente!