Como utilizar óleo essencial no cuidado das fraldas de pano?

O óleo essencial de Melaleuca (Melaleuca alternifolia ou Tea tree) é uma alternativa efetiva para auxiliar a limpeza e desinfecção das fraldas de pano modernas. É um produto vegetal extraído do Arbusto conhecido como “mirto-de-mel” oriundo da Austrália. Seu principal componente é o fitoquímico terpinen-4-ol. Possui ação antimicrobiana contra fungos (inclusive cândida), bactérias e vírus. Algumas gotinhas já são suficientes para eliminar alguns microrganismos mais resistentes a lavagem.

 

O óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia) pode ser usado tanto para aromatizar as fraldas de pano, quanto para reduzir eventuais alergias típicas da região. O principal fitoquímico, desta flor de origem francesa, é o Linalol, porém também possui o terpinen-4-ol. A Lavanda também possui ação calmante, basta sentirmos o seu aroma, para em poucos minutos experimentarmos sua influência sobre o sistema nervoso. É também por estes motivos, que muitos produtos infantis possuem a Lavanda como principal componente.

 

Outros óleos essenciais que também podem ser utilizados como neutralizadores de odor: óleo essencial de Grapefruit e óleo essencial de Limão siciliano.

 

RECOMENDAÇÕES:

Melaleuca alternifólia: 1 gota de óleo essencial de Melaleuca para cada fralda de pano (utilize no máximo 10 gotas) no reservatório de sabão da máquina de lavar.

 

Lavandula angustifolia: 5 gotas de óleo essencial de Lavanda no reservatório de enxágue da máquina de lavar (máximo 10 fraldas).

 

ORIENTAÇÕES ESPECIAIS

 

Mantenha seus óleos essenciais guardados em locais escuros, dentro da embalagem original e longe do alcance das crianças.

 

Na ocorrência de qualquer incômodo ou acidente, lave abundantemente a região e suspenda o uso.

 

Abraços aromáticos,

Lisiê Silva Dalsasso Joaquim

Farmacêutica Bioquímica e Fitoaromaterapeuta

www.fitoaromaterapia.com.br

QUER UMA BOA NOTÍCIA? Clientes Nós e o Davi têm desconto vitalício na compra de óleos essenciais na Fitoaromaterapia Lisiê, basta inserir o cupom "FRALDAS.MELALEUCA15%".

*Ao realizar a compra do óleo essencial inclua um comentário “Fraldas de pano”, enviaremos as instruções de uso necessárias.

Facebook: https://www.facebook.com/FitoaromaterapiaLisie/
Instagram: https://www.instagram.com/fitoaromaterapialisie/

Referências
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1360273/pdf/0029-05.pdf
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2221169115001033

**Óleos essenciais não substituem tratamento médico. Se você está doente, consulte um médico. Utilize óleos essenciais com cautela em gestantes, crianças e idosos. Na dúvida, consulte o aromaterapeuta.