Cinco maneiras de ser um pai que faz a diferença

A ciência já comprovou de diversas formas que tornar-se pai transforma a vida dos homens para melhor. Salário mais alto, mais satisfação com o trabalho e menos estresse são alguns benefícios comprovados cientificamente. Saúde e melhor desempenho sexual são outros setores da vida masculina que ficam melhores com a chegada da paternidade, diz a ciência.

De acordo com o pesquisador Marcus Goldman, autor do livro A alegria da Paternidade, quando os pais realmente percebem que têm a responsabilidade de cuidar de outra pessoa, passam a prestar atenção no que comem e no seu estilo de vida. “Não só inspira os homens a se cuidarem melhor fisicamente, como também os completa com um propósito que melhora seu bem-estar psicológico”, afirma o pesquisador.

Mas, para usufruir desses benefícios, vale aquela máxima: não basta ser pai, tem que participar!

Pensando em dar uma mãozinha para os pais que não sabem por onde começar, listamos aqui cinco atitudes que podem ser tomadas agora e que farão toda a diferença na relação pai e filho:

  1. Assumir para si algumas tarefas do cuidado do bebê

Que tal ser o único responsável pelo banho, pela hora da troca ou pela lavagem das roupas? Afinal, a única tarefa no cuidado do bebê que é exclusiva da mãe é amamentar. Se você se envolver com algum dos outros cuidados, além de tornar a divisão de tarefas mais justa, você vai estar nutrindo e fortalecendo o vínculo com o seu bebê. Mas atenção: não basta trocar o bebê. Você é responsável por providenciar os produtos necessários para a troca, garantir que tem fralda limpa (caso usem fralda de pano moderna), enfim, todos os aspectos que envolvem o momento da troca.

Se você não mora com o bebê, existem outras atividades que podem ser assumidas à distância: levar e buscar na escola, escolher e comprar as roupas à medida que ele cresce, providenciar o cardápio da semana, são alguns dos exemplos.

Foto: pojoslaw/Thinkstock/Getty Images Foto: pojoslaw/Getty Images
  1. Criar uma brincadeira ou rotina que seja só dos dois

Já falamos acima sobre o banho. Pode ser um momento único de troca entre pais e filhos. Mas criar uma brincadeira, uma espécie de “piada interna”, que só vocês dois entendam também é uma forma de fazer a diferença na vida do seu filho.

Que tal um jeito especial de brincar de esconde-esconde, uma brincadeira única antes da hora do banho, ou um jeito peculiar de comer um macarrão?

  1. Ser cobaia nas experiências dos pequenos

Deixe o bebê treinar subidas e descidas em cima da sua barriga. Seja a base de segurança quando ele tenta dar os primeiros passos. Quando ele crescer um pouco mais, deixe que ele pinte seu braço, seu rosto nas brincadeiras com tinta ou maquiagem. O bebê cresce e se desenvolve enquanto brinca. Ter um adulto por perto impulsiona ainda mais o seu desenvolvimento.

Foto: acervo pessoal Jon Arrigo Foto: acervo pessoal Jon Arrigo
  1. Inventar histórias malucas que não estão nos livros

Crianças adoram ouvir histórias! O momento em que um adulto conta história para uma criança é um momento de ouro para o seu desenvolvimento, para a formação de vínculos e para o aprendizado. A criança não aprende somente com a história, ela presta atenção aos trejeitos do adulto, e se fortalece na atenção que recebe dele. E se em vez de ler um livro, você inventar uma história única de dentro da sua cabeça? Incluir na trama elementos familiares da criança, como sua comida predileta, nomes dos amiguinhos, personagem favorito, vai tornar tudo ainda mais rico.

  1. Cozinhar juntos

A cozinha é mais um espaço de exploração para a criança brincar e aprender. Que tal inventarem uma receita juntos, ou fazerem uma surpresa para a mamãe? Vocês podem descobrir novas formas de aproveitar os ingredientes, enquanto a criança aprende conceitos de matemática, experimenta texturas e sabores. Podem também utilizar acessórios únicos, como pratos e copos da mesma cor, utensílios personalizados do time do coração ou o Kit Criança na Cozinha, da Nós e o Davi. Sem dúvida esses momentos renderão histórias para toda a vida!

Foto: iStock, Getty Images Foto: iStock, Getty Images