Viagem, escola, tirar mancha: dicas práticas para Fralda de Pano Moderna

Como muitas outras coisas relacionadas à maternidade, com a fralda de pano a gente vai desenvolvendo nossos próprios métodos com o tempo e com a prática. Mas ouvir os relatos de outras mães ajuda muito na hora de colocarmos a mão na massa, não é mesmo? Hoje trouxemos algumas dicas extraídas de mães escoladas no uso da fralda de pano, relacionadas a viagem, escola e tirar manchas.

1. É possível continuar usando fralda de pano depois que o bebê vai para a escolinha?

A Elisa Manfrim, mãe do André e da Melina, mostrou para as professoras que o trabalho era o mesmo que o da troca da
fralda descartável. Com a diferença que a fralda de pano usada deve ser devolvida em um saquinho ao final do dia:

“Quando comecei a usar fraldas de pano, pensei que teria resistência por parte da escola que meu filho frequentaria. Mas

foi só mostrar para as cuidadoras que a utilização era muito parecida com a de uma descartável, e logo utilizar fraldas de pano também na escola virou rotina. Eu já mandava as fraldas montadas e assim ficava fácil fazer as trocas. Mandava seis por dia

e algumas descartáveis caso precisasse. Elas mandavam as sujas num saquinho.”

Ela conta também que fazia uma limpeza prévia ao final do dia e esperava juntas dois dias para lavar todas em uma maquinada só.

2. Como viajar levando somente fralda de pano?

Lavar a fralda durante o banho é a prática mais comum das viajantes com filhotes de fralda de pano. Utilizar máquinas de
lavar de conhecidos também é uma ótima dica. Veja o que dizem outras mães:

“Na primeira estava só com Anahi, lavava as fraldas no banho, estendia por todo canto mas rolou tranquilo. Fui pro

Nordeste, então secou tranquilamente. Na segunda fui com duas filhotas, uma delas com 4 meses e só na FP, mas dessa vez eu me organizei entre as casas da família e lavei na máquina e fui estendendo onde ia, também no Nordeste.

Foi muito mais tranquilo”. – Camila Lima, mãe da Maria Clara, da Anahi e da Dandara.

 

“Fui a lugares onde tinha máquina de lavar. Uma vez me ferrei porque a pessoa usava amaciante e a máquina estava impregnada :((( eu sugiro levar fraldas de pull e dryfit pq lavam e secam beeeeem mais fácil e rápido.

Ah, pra mim o absorvente perfeito para viagens é a fralda cremer! Seca de um dia pro outro mesmo no invernão! Lava muuuuito fácil e nunca precisa de lavagem profunda! Além de ser hipoalergenica e natural.” – Gabriela Zucchi Corradi, mãe da Marina.

 

“Eu vivo em viagens e Rudá só usa fraldas de pano. Uso os absorventes de melton e fraldas cremer. Tem cerca de 24 fraldas, 40 abs e muitas cremes, mas geralmente, nem preciso de tudo isso. Eu já lavei fralda na água do rio, da bica, na máquina de lavar de alguém que me emprestou, no tanque, no balde. Ele geralmente faz um cocô por dia, ai vai direto pro banho de chuveiro e na sequência já tiro o excesso da fralda e depois termino de lavar.
Quando não temos chuveiro, guardo no saco impermeável e quando posso deixo um pouco de molho num balde e depois esfrego com as mãos e as vezes com escovas. Costumo lavar com melaleuca e bicarbonato de sódio, raramente um sabão de coco (de coco mesmo). Eu fico muito mais feliz quando consigo tirar e lavar na hora. Já fui pra lugares em que as fraldas demoraram quatro dias pra lavar, e nestes lugares, o tirou-lavou era técnica de sobrevivência mesmo, mas tem lugares que as fraldas secavam em duas horas. As fraldas de algodão são de longe as que demoram mais pra secar. E os absorventes de melton ou algodão demoram também, mas rola.” – Catarine Dell Aquila, mãe do Rudá.

 

3. Lavei a fralda mais de uma vez e uma mancha insiste em não sair. O que fazer?

Existem algumas formas de tirar manchas da fralda de pano, mais a mais simples, básica, natural e grátis é o nosso amado
SOL. Deixar o lado da mancha virado para o sol normalmente resolve boa parte das manchas. Se mesmo depois da primeira exposição a mancha não sair, não tem problema. A fralda está limpa, você pode usá-la normalmente e colocar de novo
ao sol. A mancha sairá cada vez mais.

O BICARBONATO também é muito eficiente para retirar manchas e também clarear fraldas amareladas. Existem pelo menos
duas formas de usar: 1 xícara de chá para uma máquina cheia; ou então uma pastinha com um pouco de bicarbonato e limão, espalhar sobre a mancha e deixar “quarando” ao sol.

Você também pode esfregar SABÃO DE COCO sobre a mancha e deixar que essa espuminha seque ao sol. Depois, é só lavar normalmente na máquina.

Por fim, algumas pessoas relatam usar VANISH (ou similares) para retirar manchas. Nós recomendamos cautela, pois como
é um produto químico pode ser prejudicial para a pele do bebê. Atente-se às quantidades sugeridas pelo fabricante.